Companhia de Serviços Urbanos

Hagen, Alemanha

A cidade de Hagen „mostra os dentes“ à água poluida das precipitações

Para cuidar das chuvas precipitadas sobre áreas de circulação veícular maiores a Cia. de Serviços Urbanos apostam no equipamento de sedimentação hidrodinâmica Hydroshark do especialista em drenagem 3P Technik Filtersysteme. O equipamento recebe os volumes de um canal de águas pluviais e as prepara para o despejo no rio Volme que está perto. Ele atende a todas as normas e especificações correspondentes e assegura uma qualidade alta da água despejada, o que também foi confirmado pela avaliação do IKT (Instituo de Infraestrutura Subterrânea, Alemanha).

A divisão drenagem da Cia. de Serviços Urbanos é responsável pela drenagem urbana da cidade de porte maior situada na região metropolitana do Rêno-Ruhr. Além da ampliação, operação e manutenção da rede de canalização, com a sua extensão total de 675 quilometros, a drenagem de áreas de circulação veícular também faz parte das suas tarefas. Neste contexto, um canal de águas pluviais no bairro Dahl devia ser aparelhado com um equipamento de tratamento das precipitações, o canal recebe entre outros os volumes de chuva de aprox. 12.000 m2 de circulação, inclusive de trechos de muito tráfego da rodovia 54. A drenagem final acontece no rio Volme.

Alta efetividade pelo efeito “xicara de chá“ é a barreira dentada

Já anos atrás tinha sido instalada uma caixa de retenção de lama para a melhoria da qualidade da água antes do despejo no rio. Porém, isso não mais atendia por completo as necessidades. Após terem promovido uma comparação das variantes de diversas soluções, os responsáveis da Cia. de Serviços Urbanos Hagen se decidiram pelo equipamento de sedimentação hidrodinâmica Hydroshark da 3P Technik.

Ele trata a água das precipitações fisicamente e elimina em grande parte substâncias suscetíveis à filtração do fluxo da chuva. Nisso o sistema se vale do „efeito xicara de chá“.

  1. O equipamento de sedimentação hidrodinâmica 3P Hydroshark 3000 foi entregue à obra já completamente montado na fábrica.
  2. A instalação do equipamento, após preparativos construtivas, não levou mais do que dois dias.
  3. A caixa de retenção de lama já existente no bairro Dahl podia, com pequenos adaptações construtivas, ser aproveitada na instalação do Hydroshark.
  4. As dimensões compactas do equipamento de sedimentação facilitam muito a sua instalação em poços já disponíveis.
  5. Após a inserção do Hydroshark ele é conectado às tubulações existentes de entrada e saída.
  6. Doravante o equipamento fará a limpeza efetiva das chuvas d 12.000 m² de áreas de circulação, de modo que a água em sguida pode ser despejado no rio vizinho Volme.
Inicialmmente, a água e conduzida para o cntro do equipamento num fluxo tangencial

Nisso os sólidos afundam e se acumulam na caixa retentor de lama. Esta fica separada hidraulicamente da área de processamento por uma grade e quebra-fluxos, o que evita que na hora das enxurradas possa haver uma remexida das partículas retidas. Substâncias leves em ascensão, commo óleos e pólen, são retidas de forma eficaz, pois não conseguirão mergulhar por baixo da barreira separadora.

Em seguida a água flui no anel externo continuadamente para cima, no final do mesmo há uma barreira dentada que faz com que não haverá turbulências. A água tratada desta maneira pode ser despejada diretamente no rio Volme.

Tempo reduzida da instalação, graças à montagem prévia e o poço já existente

O planejamento, mensuração e montagem do Hyroshark ficaram nas mãos do conglomerado Finger-Beton. Numa cooperação estreita com a empresa Mendig Tecnologias de Esgotamento, da cidade de Börde, e com a 3P Technik foi possível oferecer um pacote completo de serviços. A instalação do Hydroshark em novembro de 2020, dentro do poço existente da antiga caixa retentora de lama, só levou dois dias (sem as obras de movimentação de terra), porque o equipamento foi entregue já completamente montado e o poço só precisava de de adaptações construtivas menores. Agora a Cia. de Serviços Urbanos se beneficia em multiplás aspectos do equipamento de sedimentação.

Por um lado a capacidade de limpeza da água de precipitação foi significadamente incrementada, por outro lado a manutenção e a operação do sistema ficaram muito facilitadas. Dada a sua concepção de manutenção, o Hydroshark preicsa somente da aspiração da caixa retentora de lama, o que requer somente abrir a grelha. Basicamente a instalação dos equipamentos de sedimentação 3P Hydroshark não se limita a poços de DN 800 - 3.000, mas servem também para o uso em drenos nas ruas.

Procuraremos lhes facilitar o
planejamento da melhor maneira.