A Estação de Tratamento de Águas Pluviais do tipo Hydrosystem 1500 é fornecida já instalada em um poço de plástico ou concreto com um diâmetro interno de 1,5 m.
Um separador hidrodinâmico realiza a sedimentação de partículas sólidas num regime de correntezas radiais, com destaque pela ação de fluxos secundários. Pela ação do separador os sólidos chegam ao coletor de lodo, este sem turbulencias, situado abaixo do funil separador. Acima da área de separação encontram-se os seis elementos filtrantes. A água passa por eles num fluxo ascendente. O sistema elimina da água de precipitação contaminantes como metais pesados, hidrocarbonetos de óleos minerais e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos Além disso ele neutraliza por absorção nutrientes como os fosfatos. A qualidade da água processada é tão alta que ela pode ser dirigida diretamente para as águas subterrâneas ou um curso d´água. A diferença de altura entre entrada e saída fica nesta estação de tratamento de águas pluvias, em somente 25 cm.
Já que se instala o sistema de tratamento de águas pluviais no subsolo da área de tráfego a ser drenada, não há necessidade de espaços adicionais no terreno ou no espaço público.
A estação de tratamento de águas pluviais pode ser empregada em áreas de tráfego como estacionamentos e ruas com todos os níveis de intensidade de trânsito, áreas industriais e telhados metálicos. A saída conta com um tubo submerso para a retenção das partículas flutuantes. O coletor de lodo pode ser esvaziado por sucção através do tubo central de manutenção.