Estação de tratamento de águas pluviais

3P Hydrosystem ® 1500

Princípio de Funcionamento

Niederschlagswasserbehandlungsanlage Funktionsprinzip
  1. A água precipitada sobre a área a ser drenada entra na estação de tratamento de água na parte inferior dela. Um defletor força a água para entrar em um fluxo tangencial.
  2. Aqui, dentro de um separador hidrodinâmico, ocorre – graças a fluxos secundários turbulentos no meio de um regime de correnteza radial e laminar – a sedimentação de partículas, em especial as da fração da areia.
  3. Os sedimentos são então, através de uma abertura na parte inferior do poço de limpeza, acumulados num coletor de lodo, debaixo do equipamento. Este compartimento será periodicamente esvaziado por sucção.
  4. No centro do poço de limpeza encontram-se seis elementos filtrantes. Com eles, valendo-se do método do fluxo ascendente, são filtrados as substâncias finas, e uma grande parte das contaminantes dissolvidas são neutralizadas por absorção. O filtro permite retrolavagem por cima e havendo uma obstrução total, a troca será fácil.
  5. Os elementos filtrantes podem ser facilmente retirados pela abertura superior do poço.
  6. Acima da estação de tratamento da água de precipitações encontra-se a água limpa, ela passa ainda por um separador de óleo e então é conduzida pela saída para infiltração ou um curso d´água.

Video: Princípio de Funcionamento

Estação de Tratamento de Águas Pluviais

Estação de Tratamento de Água Pluviais Desenhos

Niederschlagswasserbehandlungsanlage

Konstruktion

PDF

A Estação de Tratamento de Águas Pluviais do tipo Hydrosystem 1500 é fornecida já instalada em um poço de plástico ou concreto com um diâmetro interno de 1,5 m.

Um separador hidrodinâmico realiza a sedimentação de partículas sólidas num regime de correntezas radiais, com destaque pela ação de fluxos secundários. Pela ação do separador os sólidos chegam ao coletor de lodo, este sem turbulencias, situado abaixo do funil separador. Acima da área de separação encontram-se os seis elementos filtrantes. A água passa por eles num fluxo ascendente. O sistema elimina da água de precipitação contaminantes como metais pesados, hidrocarbonetos de óleos minerais e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos Além disso ele neutraliza por absorção nutrientes como os fosfatos. A qualidade da água processada é tão alta que ela pode ser dirigida diretamente para as águas subterrâneas ou um curso d´água. A diferença de altura entre entrada e saída fica nesta estação de tratamento de águas pluvias, em somente 25 cm.

Já que se instala o sistema de tratamento de águas pluviais no subsolo da área de tráfego a ser drenada, não há necessidade de espaços adicionais no terreno ou no espaço público.

A estação de tratamento de águas pluviais pode ser empregada em áreas de tráfego como estacionamentos e ruas com todos os níveis de intensidade de trânsito, áreas industriais e telhados metálicos. A saída conta com um tubo submerso para a retenção das partículas flutuantes. O coletor de lodo pode ser esvaziado por sucção através do tubo central de manutenção.

Estação de Tratamento de Águas Pluviais Dados Técnicos

  • Diámetro interno do poço de concreto ou plástico:
    1,5 m

  • Diferença minimal entre entrada e saída:
    25 cm

  • Áreas que podem ser conectadas:
    1.600 m² bis 3.200 m² in Abhängigkeit der Verschmutzung und des Reinigungszieles

  • Vazão máxima:
    Q = 105 l/s

  • Capacidade máxima de filtragem:
    Q = 24 l/s

Estação de Tratamento de Águas de Precipitação Dimensionamento

Estação de Tratamento de Águas Pluviais
3P Hydrosystem ® 1500 tráfego pesado
para áreas de tráfego muito intenso

Área de colheita até 1.600 m²
Instalação em poços de até D = 1,5 m

Estação de Tratamento de Águas Pluviais
3P Hydrosystem ® 1500 metal
para telhados metálicos

Área de colheita até 1.300 m²
Instalação em poços de até D = 1,5 m

Estação de Tratamento de Águas Pluviais Referências

Procuraremos lhes facilitar o
planejamento da melhor maneira.