Ecosave ® protect

 

Video: Princípio de Funcionamento

A particularidade da inovação Ecosave protect reside na combinação impar de uma alta permeabilidade com um filtro de substâncias poluentes capaz de ser regenerado.

Em termos práticos: Enquanto a água pluvial infiltra-se pelo produto, a primeira camada de concreto MICRO com seus poros finos vem retendo hidrocarbonetos e metais pesados do fluxo. Com esta função dupla o Ecosave protect cria ótimas condições para o pavimento ambientalmente adequado de áreas de trânsito.

O sistema foi concebido para diversas áreas de aplicação. Entre outros para áreas de circulação com cargas pesadas como p. ex. pátios de empresas, e também estacionamentos, ruas residenciais e pavimentação de áreas particulares.

Aplicação

O objeto de certificação e formado por estes produtos:

  • Pedra de pavimento altamente poroso (Ecosafe),
  • Argamassa para assento e juntas

Como âmbitos de aplicação são citadas áreas de circulação com poluição entre média e alta. O pavimento, devido à retenção de poluentes e a sua capacidade de limpeza e regeneração, é considerado como “Sistema para o tratamento e infiltração de águas de precipitações em áreas de trânsito”. Assim não há necessidade para outros equipamentos de drenagem.

Planejamento e Mensuração

Para o planejamento e dimensionamento são relevantes os conjuntos de normas técnicas conhecidos (vide anexo 4 na abZ). A permeabilidade do subsolo deve ser de > 1 x 10-6 m/s. Em caso de uma permeabilidade menor do que isso medidas adicionais de drenagem devem ser previstos. O nível determinante da água subterrânea tem que ficar ao menos 1 m abaixo da superfície do pavimento. A aplicação em áreas de conservação das águas só pode ser feita com a anuência das autoridade das águas competente. Como referência em termos técnicos da drenagem deve se usar para o pavimento uma taxa de 270 l/(s x ha).

Instrução para implantação e ajustes

Para a implantação valem as regras gerais comuns para pavimentação. Pré-requisito é que o subsolo seja adequado para um pavimento permeável. A comprovação se faz por uma avaliação do solo ou a medição da taxa de infiltração no local. Para as camadas de proteção contra geadas e de estabilização são valores da granulação dos pedrinhos indicados na abZ, a parte de finos deve estar limitada em < 0,063 mm por < 3 M %. É preciso prestar atenção à uma eventual segregação na hora do assentamento e a consequente necessidade de retoques.

Para se evitar quebras no granulado, o adensamento se fará com vibradores de placa leves ou de peso médio. A cobertura, composto pelos pedras de pavimentação e das argamassas de assentamento e juntas é sujeito da certificação da abZ, e deve ser fabricada de acordo. Na entrega das pedras de pavimentação a mercadoria deve ser controlada se há danos e descarregada num lugar plano e firme. A espessura do leito, quando adensado, será de 3 – 5 cm. Ecosafe protect é um sistema de pavimentação de concreto nodular e requer especial atenção na sua aplicação.

Ao instalar as pedras de pavimentação e observando as medidas previstas, é preciso atenção para que não haja danificações da superfície e das bordas. Para compensar indesejáveis concentrações de cores convém utilizar ao mesmo tempo pedras de diversos pacotes, para se chegar a um aspecto geral harmonioso. Para o endireitamento da cobertura de pedras deve-se usar ferramentas adequadas para evitar danos às bordas. Na caso de uma colocação por máquinas deve-se usar alicates de deslocamento emborrachadas. Uma atenção básica merece não permitir sujeira na superfície do pavimento, como terra, entulho da obra, pó de serra etc. Convém cobrir áreas mais sujeitas a ficarem sujas preventivamente com uma lona.

O pavimento em implantação, para preservar o assentamento e e para proteger as pedras, deve, em ato contínuo com o assentamento ser fixado com a argamassa indicada. Antes do adensamento a área deve ser limpa de sujeiras e argamassa restante. O adensamento mecânico se faz com vibradores de chapa leves ou de peso médio, usando um avental de plástico para evitar danos à superfície das pedras. Uma manutenção das juntas, para garantir que estas fiquem sempre bem preenchidas, deve ficar assegurada no mínimo nos primeiros 12 meses.

Manutenção

A cobertura permeável em conformidade com a abZ necessita, para garantir a sua continuada funcionalidade de uma manutenção, que deve ser estabelecida no respectivo guia.

Sujeiras, como p. ex. varrimentos da rua, etc. devem ser retiradas regularmente. Além do mais deve-se cuidar de um enchimento suficiente das juntas no primeiro ano de uso. Uma avaliação da taxa de infiltração em intervalos não superiores a 10 anos deve ser prevista conforme o tipo de de uso.

Caso a taxa de infiltração específica 270 l/(s x ha) não for mais atingida, o pavimento deve, conforme previsto na abZ, sofrer uma limpeza.

Na desinstalação do pavimento este deve ter analisado os seus ingredientes, que devem ser descartados conforme os regulamentos legais.

Procuraremos lhes facilitar o
planejamento da melhor maneira.